quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Os Artistas...suas obras e o que falam sobre elas....

ADRIANNE MORO
Mystique – ost

A figura feminina se apresenta com uma postura imponente, brinca de mostrar e esconder seu corpo. Exala sensualidade e desejo com sua expressão,com seus olhos fechados como se sonhasse acordada. Ela por si só representa quem deseja e ao mesmo tempo, o objeto de desejo, na espera de seu sonho se realizar.


DEMETRIUS COTTA
Inscrições de Eros sobre o corpo de Tânatos:fotografia
Tânatos , na mitologia grega, era a personificação da morte e Eros do amor.
O sentido da suposta sobreposição de Eros sobre Tânatos , em minha fotografia, deixa antever um estágio de afeição amorosa e um desejo do amor em triunfar sobre a inoxidável vontade da morte em destruir a sua existência. Nesse sentido Eros parte por sobre o corpo de Tânatos e o marca eternamente com signos eróticos, tatuados; normalmente atribuídos a ele (Eros).
O Tamborete do Voyer:fotografia
O  ato de observar e chegar ao orgasmo durante a observação ou após, me inspirou a clicar nessa composição sugestiva ao ato semiótico de algo que está em substituição de outro. Assim esse velado voyerismo, registrado pela minha objetiva, retrata a rapidez que a semelhança pode nos impulsionar a um ato erótico.

FABRICIO CORREA
http://www.galeriaaberta.com/Fabricio%20Correa/Fabricio%20Correa.html
NAscimento de uma flor", acrilico sobre tela, 45.7 x 61cm, Fabricio Correa, 2010.
Quadro dedicado a minha filha Amelie Jeanette.
Minha inspiracao surgiu da necessidade de vivenciar o amor de ser pai e a imensidao deste titulo.
As cores desempenham um papel crucial na celebracao do momento:
O amarelo simboliza a ALEGRIA. A mãe e a terra grega GEIA alegre por conceber.
O vermelho representa o sensual como tambem o fogo que nutre as emocoes humanas: o sexo, a volúpia, a paixão.
O negro traduz o corpo que antes habitava a escuridao.
A aura branca personifica a iluminação da mãe ao conceber.
A cor purpura/roxo simboliza o espiritual. E o falo de Urano (o Ceu) que fecunda Geia (A Terra), penetrando-a; como também simboliza o feto que nasce do mundo espiritual, purpura como uma flor-de-lis.
Os quatro elementos estao aqui representados, como se segue:
Geia - Terra;
Urano, Aura Branca - Ar;
Sexo, Volúpia, Paixão - Fogo;
Sangue - Água.


GINA ZANINI
http://www.ginazanini.blogspot.com/
Isso não é um cachimbo  -  arte visual

“Os meus quadros são imagens visíveis que contém nada; elas evocam mistério e quando alguém vê um dos meus quadros, pergunta-se simplesmente: o que é que aquilo quer dizer? Não quer dizer nada, porque o mistério significa nada, é desconhecido.”
Narcisismo? Não, apenas questionamentos de imagens que se repetem desde a hora que acordamos e lemos o jornal, aos out doors nas ruas, aos cartazes nas escolas, à TV, revistas... Imagens de corpos e marcas e símbolos que nos fazem consumir sem querermos, e não questionamos, apenas consumimos (mesmo que seja só com a retina).


JANAÍNA BRIZOLLA

A maçã do desejo -  fotografia
Uma personagem despida de fantasia cujo único pensamento é comer o fruto do pecado... a maçã do desejo.
Os prazeres sexuais são negados às  mulheres desde o começo dos tempos seja  através da religião ou pela fantasia do Príncipe Encantado que , apenas ele, lhe trará a  permissão de gozar desses prazeres.
Depois de morder o fruto do pecado a personagem se liberta e  pode realizar seus desejos antes proibidos.



LUCIO VARGAS
http://www.luciovargas.blogspot.com/
Pinturas
A primeira coisa que os trabalhos de Lúcio Vargas demonstram, é o desejo irreprimível de se expandir, de ir além das limitações impostas pela prisão geométrica das telas. Algumas pinturas, num corte, mostram detalhes de corpos, de amantes. São obras que estimulam o voyeur que existe em nós, a confortável posição de participantes passivos desses embates amorosos. Não são figuras apolíneas, algumas até grotescas; o pintor não está preocupado em cativar o espectador mostrando belezas institucionais, mas seres pulsantes de uma vida que parece lhes escapar e, então, frementes, se estreitam num abraço de desesperados. Nestas telas, sem intenção anedótica, há um conteúdo emocionado, fato visceral.



 
MACAU RANZANI
http://br.olhares.com/macauranzani
Arte digital
1-Êxtase Guerreiro:
“DESEJO que suspende o fôlego e arrebata os sentidos...
DESEJO que incendeia a alma e rouba o chão...
DESEJO de ser levada à loucura e saciada como mulher...
DESEJO que faz a guerreira quedar-se à paixão.”
O que me impulsionou neste trabalho foi o desejo de transpor à tela, de forma tão realista quanto sutil, uma vulva inchada de excitação, diante da expectativa de um gozo fálico.A mão enluvada e crispada manifesta o talhe de uma mulher guerreira, enquanto a outra sugere sua doce aceitação.
No semblante em êxtase, o deleite do desejado clímax.
2-Dissoluta-luta:
Eterno apetite do amor,
Instinto de busca por prazer,
Querência que desperta a libido,
Enlaça e escraviza o ser.
Inspiraram-me mulheres mundanas, devassas ou não, que se deixam levar pela insaciável fome de prazer.
Entre elas, o objeto do desejo provocando contorções de ajuste à consecução de seu intento.



MAIRY NARVAES –
http://www.flickr.com/photos/mairynarvaes/
Desejo imortal -  fotografia
A preparação para o amor.
Sentir-se desejada na manifestação plena da sua sensualidade.
Essas idéias são ,geralmente,associadas às mulheres jovens como se a transformação do corpo pela idade fosse uma força inexorável que determina a morte do desejo.
Mairy Narvaes e sua corajosa modelo,uma mulher na glória dos seus 80 anos, mostram que a idade não é nada mais que a passagem do tempo.A verdadeira força de desejar e se sentir desejada é imortal , a sexualidade   humana não morre, depende apenas de cada um manter a chama viva cultivando-a a cada momento.

MARCELO BEJA
http://www.beja.com.br/
pinturas
O simbolismo na obra de Marcelo Beja parece óbvio mas vai além de uma interpretação rasa e apressada.
Tótens que parecem falos mas na verdade  são a representação da ligação profunda das manifestações religiosas arcáicas com a sexualidade.
A imagem totêmica,tão importante no estudo da psique humana, está ligada ao ínício da formação do homem como indivíduo desejante submetido às leis da cultura ao qual está inserido e que lhe permitem um convívio criativo e satisfatório entre seus pares.

MARI BALDISSERA
http://grupochapeco.com/blog/docurapolida/
Alado - fotografias
Isso é o que desejo agora: o desejo livre ...alado ...sem paredes que o confinem.

MARIA LUCIA MENDES GOBBI
http://www.aprendizesdaarte.art.br/marialucia/index.html
Silenciar – pintura ost
Os  sentimentos  do encontro amoroso através de luz e sombras,sensualidade e força.
 A  cada momento pode acontecer uma verdadeira entrega trazendo dentro de nós, duas forças...yin/yang... independentes e indivisíveis.
Uma reflexão sobre o feminino e masculino como uma relação sagrada , única e bela.

PAULALYN CARVALHO
http://www.paulalyn.com.br/
fotografias
A  coisa mais difícil para um “artista”, se é assim que posso chamar, é explicar um processo criativo. Talvez porque, às vezes, ele não tenha explicação. Posso criar mil conceitos aqui e até ludibriar com essas palavras, mas não é isso que eu desejo.
O que eu desejo, como todo desejo, é que você queira. Queira olhar, tocar, sentir o cheiro e o sabor. Queira ouvir. E se essas imagens despertarem esse “quereres”, fez sentido e foi sentido.
Eu quis a cada montagem dos corpos, a cada espera pelo disparo, a cada segundo de mim em forma de CCD sensível exposto. Eu quis uma história esculpida com a luz do fogo e da lanterna.
Eu quero, ainda.

RUBENS REIS – pinturas
http://www.caleidoscopio.art.br/rubensreis/atelie.htm
Meu objetivo é mostrar que independente do momento,lugar ou situaçao,a mulher pode desenvolver naturalmente a sensualidade que existe dentro de cada uma,e que provoca desejo ao olhar daquele que a contempla.Busco dentro desta realidade,aguçar o poder da imaginação do público que a assiste,colocando diante dos seu olhos um trabalho com bastante riqueza nos detalhes,fazendo com que cada um desenvolva dentro de si um sentimento de acordo com aquilo que vê, em um cenário de sensualidade e erotismo. 


SANDRA HONORS
http://telahonors.blogspot.com/
Artemis - pintura
A deusa representa a morte do desejo.Por  ter matado seu amor ,Orion, por causa do ciúme de seu irmão Apolo,Artêmis se mantém virgem e implcável contra os apaixonados.
O mito fala das numerosas implicações do desejo e do amor.



SANDRA REIS
fotografia
Doce paladar, 2010

Penso arte como uma pesquisa que move e sustenta a vida. Mesmo nos meandros da teoria e da academia ela existe em mim pelo que me faz sentir e pensar. Uma aliança do conhecimento com o sensível. Minhas propostas são fruto de uma caminhada na busca do fenômeno felicidade. Pensar o desejo foi gratificante, ainda mais por descobrir que quanto menos pensado e planejado, melhor é vivido e, porque não... compartilhado. Doce paladar é a vivência e descoberta do desejo.

SONIA LOREN – fotografia
http://www.flickr.com/photos/soniaflor/
O DESEJO DE OLHAR

"...o desejo do olhar do fotógrafo e o desejo do olhar de quem é fotografado...acredito que desnudamos a pessoa no momento em que é fotografada.
O que mais me atrai, me seduz, me desperta desejo em uma pessoa, é o olhar, a janela da alma.
Como modelo fotográfica sou muita tímida, e pude perceber essa timidez nas fotos, o que me dá a certeza de que realmente somos 'despidos' através da fotografia
Uma de minhas grandes paixões é a fotografiae sobre isso Fernando Boppré falou que " o desejo passa pelos oríficios do nosso corpo,e que a janelinha da máquina fotógráfica tb é um orifício, por onde eu consigo brincar com meu desejo de fotografar...".

TITA SCHAMES
esculturas bronze
http://gravuragaleria.blogspot.com/
As obras falam do amor pelo amor.
Através das mãos de uma mulher,casais se tornam vivos, despidos de problemas... uma única e tranqüila manisfestação do desejo.
São para os amantes que  gozam do prazer de simplesmente amar.


 
VIVIANE BECKER
http://www.flickr.com/photos/vivianebecker/
Fotografia digital
A MULHER E O PODER TRANSFORMADOR DO FOGO
               
O ferro, símbolo de dureza, de obstinação, de rigor e de inflexibilidade se faz frágil, flexível e abnegado diante do fogo. O ferro é senhor das sombras e da noite, enquanto o fogo simboliza as paixões, o conhecimento intuitivo, “a purificação pela compreensão, até a mais espiritual de suas formas, pela luz e pela verdade [...]”. (DIES)
            O homem é fogo, diz São Martinho: sua lei, como a de todos os fogos, é a de dissolver (seu invólucro) e unir-se ao manancial do qual está separado.
O meu trabalho descreve de forma subjetiva, como sendo a mulher, desnuda de seu invólucro (feminilidade) e unindo-se ao manancial do qual está separada, ou seja, o ofício inicialmente visto como masculino.







segunda-feira, 29 de novembro de 2010

INVITO/CONVITE VERNISSAGE DESEJO

Vi invito al vernissage di DESEJO-Mostra D'Arte Erotica Brasiliana.
4 dicembre alle ore 19.00.
LineaDarte Officina Creativa
Via S.Domenico Soriano,34  Napoli

Oltre vedere interessantissime opere di artisti brasiliani,ci sará la possibilità di conoscere un po della cultura del nostro paese attraverso il cibo che verrá offerto.
Il buffet sará a base di dolci brasiliani tradizionali .
Una rara opportunità per il piacere dello sguardo e del palato.

Vi aspetto numerosi.

MENU DESEJO

BOLO DE MILHO - TORTA DI MAIS - con latte di cocco e formaggio.

BRIGADEIRO - DOLCETTO DI CIOCCOLATO E LATTE ZUCCHERATO ,il dolce più popolare delle feste in Brasile.

OLHO DE SOGRA -OCCHIO DI SUOCERA - prugna secca farcita con  crema di tuorlo d'uovo.Con il brigadeiro nella preferenza nazionale.

DOCE DE ABÓBORA COM COCO- dolce di zucca con cocco,una specialitá dal sud del Brasile.

BEM- CASADOS - dolce tradizionale usato nelle feste nuziali.

PÉ-DE-MOLEQUE-PIEDI DI BAMBINO -
&
 PAÇOQUINHA - specialitá arachide, antica ricetta di origine indigena fatta con zucchero ed arachide, oggi  specialitá delle feste religiose che succedono in giugno in  onore a San Antonio,San Giovanni e San Pietro.

MENU ARTISTI

    * ADRIANNE MORO
    * DEMÉTRIUS COTTA
    * FABRICIO CORREA
    * GINA ZANINI
    * JANAÍNA BRIZOLLA
    * LUCIO VARGAS
    * MACAU RANZANI
    * MAIRY NARVAES
    * MARCELO BEJA
    * MARCIO CASAROTTI
    * MARI BALDISSERA
    * MARIA LUCIA MENDES GOBBI
    * PAULALYN CARVALHO
    * RUBENS REIS
    * SANDRA HONORS
    * SANDRA REIS
    * SONIA LOREN
    * TITA SCHAMES
    * VIVIANE BECKER

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

OS ARTISTAS DE DESEJO

É grande a satisfação de apresentar os artistas que fazem parte da mostra DESEJO.
São pintores,escultores,artistas visuais,fotógrafos vindos de várias partes do Brasil e um brasileiro que mora longe.
Cada um deles interpreta a idéia do desejo de forma singular e criativa.
  • ADRIANNE MORO - Paraná - pintura
  • DEMÉTRIUS COTTA-Minas Gerais - fotografia
  • FABRICIO CORREA - EUA - pintura
  • GINA ZANINI- Santa Catarina - arte visual
  • JANAÍNA BRIZOLLA- SAnta Catarina - fotografia digital
  • LUCIO VARGAS- Rio Grande do Sul - pintura
  • MACAU RANZANI -  São Paulo - arte digital
  • MAIRY NARVAES - São Paulo - fotografia
  • MARCELO BEJA- Espírito Santo - pintura
  • MARCIO CASAROTTI-São Paulo - fotografia digital
  • MARI BALDISSERA- Santa Catarina - fotografia
  • MARIA LUCIA MENDES GOBBI - Santa Catarina - pintura
  • PAULALYN CARVALHO- São Paulo - fotografia
  • ROSE CANAZZARO- São Paulo - pintura
  • RUBENS REIS - Rio de Janeiro - pintura
  • SANDRA HONORS -São Paulo - pintura
  • SANDRA REIS - Santa Catarina - fotografia
  • SONIA LOREN -Santa Catarina - fotografia
  • TITA SCHAMES- Rio Grande do Sul - escultura
  • VIVIANE BECKER - Santa Catarina - fotografia digital
DESEJO - MOSTRA DE ARTE ERÓTICA BRASILEIRA
4 A 18 DE DEZEMBRO 2010
LINEADARTE OFFICINA CREATIVA
Via San Domenico Soriano, 34
Napoli - Itália

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE DESEJO


O ser humano é o único animal que deseja.
O que é desejar?
Desejar é aspirar suprir uma falta daquilo que nos daria sensação de plenitude, sentimos falta daquilo que acreditamos que nos dará prazer.
Nosso psiquismo é estruturado segundo nossas experiências de prazer e desprazer.
Se desejo e prazer são idéias complementares seremos nós a soma de nossos desejos?
Mas quais desejos?Aqueles que são óbvios e que podemos satisfazer simplesmente ou aqueles que nem temos coragem de enfrentar e os reprimimos assim que se manifestam?
Aqueles que surgem sabe-se lá de onde de tão estranhos que são à nossa realidade?
Desejos frustrados?Desejos realizados?Proibidos?Secretos?
Segundo a psicanálise o que fazemos com nossos desejos, como os enfrentamos é o que determina nossa saúde psíquica.
Muitas vezes nem sabemos o que desejamos e aí vem uma sensação esquisita.
Pior é quando não nos permitimos desejar ou quando não identificamos se o nosso desejo é nosso ou se estamos submetidos ao desejo do outro.
O fluxo desejoso é contraditório, conflituoso .
E vivenciar a essa contradição é o que nos torna seres com vida.
Ausência de desejo é MORTE.

No senso comum  as palavras DESEJO, SEXO,PRAZER E EROTISMO estão  ligadas apenas à idéia do  ato sexual,mas  no sentido da  estruturação humana significam VIDA.
Sexualidade e erotismo vão muito além do ato sexual.
Aqueles que não conseguem ultrapassar o senso comum empobrecem suas vidas.

O ato de criação artística vem de um desejo de expressão que pode ser pleno de prazer e erotismo, manifestação da sexualidade do criador .

Somos maiores que a soma daquilo que desejamos, e nos tornamos maiores quanto mais percebemos aquilo que somos .
A vida e o amor são movidos a DESEJO, cabe a nós olharmo-nos sob vários ângulos e aceitarmos que nem tudo é como parece à primeira vista, nem nós mesmos, seres em mutação permanente - fábricas de desejos.

A MOSTRA DESEJO leva ao público as obras de artistas que materializaram a própria idéia de seus desejos no momento da criação.

Paula França

ALCUNE CONSIDERAZIONI SUL DESIDERIO

L’uomo è l’unico animale che desidera.
Cosӎ desiderare?
Desiderare è cercare di supplire ala mancanza di quello che ci darebbe la sensazione di completezza,di quelle che crediamo ci darà piacere.
La nostra psiche è strutturata secondo le nostre esperienze di piacere e dispiacere.
Se il desiderio e piacere sono idee complementari saremmo noi  la somma dei nostri desideri?
Ma quali desideri? Quelli  ovvi e possiamo realizzare di forma semplice oppure quelli che nemeno abbiamo il coraggio di affrontare e li reprimiamo appena si manifestono? Ci ne sono alcuni che non sapiamo da dove escono e sono tanto stranei alla nostra realtá.
Desideri frustrati?Realizzati? Proibiti?
Tante volte non sappiamo cosa desideriamo e ci sentiamo strani.
Peggio è quando non ci permettiamo desiderare  o se siamo sottomessi al desiderio altrui.
La psicanalisi dice che è il modo in cui gestiamo i nostri desideri determina la nostra salute psichica.
Il flusso del desiderio è pieno di contraddizioni e conflitti.Vivere  il conflitto e la contraddizione ci fa diventare esseri vivi.
L’assenza di desiderio significa MORTE.
Nel senso comune le parole DESIDERIO,SESSO,PIACERE ED EROTISMO sono legati all’ atto fisico sessuale ma nel senso della strutturazione umana significano VITA.
Coloro che non vanno oltre il senso-comune immiseriscono le loro vite.
Siamo maggiori della somma dei nostri desideri e diventiamo maggiori quanto più percepiamo cosa siamo.
La vita e l’amore sono fatti di desideri.
La creazione artistica viene da un desiderio di esprimersi che può essere un atto di piacere ed erotismo, manifestazione piena della sessualitá  del creatore.

La Mostra DESEJO/DESIDERIO porta al pubblico le opere di artisti che hanno materializzato la propria idea del loro desiderio nel momento della creazione.


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DESEJO

MOSTRA DESEJO começa a tomar corpo.
A idéia de fazer uma mostra com esse tema veio do estereótipo de "país onde não existe o pecado" que o Brasil carrega além das suas fronteiras.Como seria o olhar do artista brasileiro sobre essa tão propagada sensualidade?
 Minha surpresa vem num crescendo,como um tema aparentemente tão corriqueiro pode gerar uma variedade tão grande de interpretações?
A mostra a cada dia se torna mais rica, o quê me fez pensar nos conceitos de sexualidade e desejo pelo viés da psicanálise. Por um momento acreditei que qualificar a mostra como 'Arte Erótica Brasileira' era quase que um empobrecimento da idéia inicial, mas foi um momento passageiro.Mais uma vez Freud veio em meu auxílio:
EROS: conjunto de pulsões de vida em oposição a Tânatos, morte.
Aquilo que é carregado de amor e paixão é erótico , é cheio de vida.
DESEJO: aspiração humana de preencher um sentimento de falta ou incompletude.
Desejo- Mostra de Arte Erótica Brasileira  está  indo por um caminho que nos levará muito além de um simples olhar sobre um estereótipo - nos levará a ver quanto de universalidade existe na manifestação criativa desses  artistas.Artistas estes que se dispôem a levar suas obras a um público tão distante de nós geograficamente e que se emocionará intensamente  com suas paixões e desejos.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Arte erótica através dos tempos

FAÇA PARTE DESSE GRUPO!!!!

PARTICIPE COMO ARTISTA DE DESEJO-MOSTRA DE ARTE ERÓTICA BRASILEIRA



NAPOLI - ITÁLIA  de 4 a 18 de dezembro de 2010
 Galleria Lineadarte Officna Creativa

domingo, 18 de julho de 2010

A Mostra DESEJO -Arte Erótica Brasileira  acontecerá em dezembro em Napoli/Itália.
Uma mostra onde o desejo e o erotismo serão apresentados através da visão artística dos participantes.
O Brasil é um país cuja imagem é associada a sensualidade, esse evento é uma oportunidade de expor essa faceta do nosso imaginário de forma elegante que só a arte pode expressar.
A quem se interessar , peço que me avise logo para podermos parcelar a taxa de inscrição caso tenha necessidade.
Os artistas que estou contatando por email já estão selecionados  uma vez que conheço o seu trabalho.
Estou a disposição para maiores informações.

Um grande abraço


Paula França