quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DESEJO

MOSTRA DESEJO começa a tomar corpo.
A idéia de fazer uma mostra com esse tema veio do estereótipo de "país onde não existe o pecado" que o Brasil carrega além das suas fronteiras.Como seria o olhar do artista brasileiro sobre essa tão propagada sensualidade?
 Minha surpresa vem num crescendo,como um tema aparentemente tão corriqueiro pode gerar uma variedade tão grande de interpretações?
A mostra a cada dia se torna mais rica, o quê me fez pensar nos conceitos de sexualidade e desejo pelo viés da psicanálise. Por um momento acreditei que qualificar a mostra como 'Arte Erótica Brasileira' era quase que um empobrecimento da idéia inicial, mas foi um momento passageiro.Mais uma vez Freud veio em meu auxílio:
EROS: conjunto de pulsões de vida em oposição a Tânatos, morte.
Aquilo que é carregado de amor e paixão é erótico , é cheio de vida.
DESEJO: aspiração humana de preencher um sentimento de falta ou incompletude.
Desejo- Mostra de Arte Erótica Brasileira  está  indo por um caminho que nos levará muito além de um simples olhar sobre um estereótipo - nos levará a ver quanto de universalidade existe na manifestação criativa desses  artistas.Artistas estes que se dispôem a levar suas obras a um público tão distante de nós geograficamente e que se emocionará intensamente  com suas paixões e desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário